Pesquisar neste Blog

"MENTE BRILHANTE"

Dias atrás, lendo mais um dos textos geniais de um amigo, vi sentidos condensados lampejarem na configuração textual, e me veio à mente a frase que lhe disse com sincera espontaneidade: “Você tem uma mente brilhante!”

Logo depois lembrei que eu me referia ao título em português do filme A beautiful mind (EUA, 2001)*, com a biografia de John Forbes Nash Jr. (13.06.1928 – 23.05.2015), matemático norte-americano que trabalhou com teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais, tendo servido como Matemático Sênior de Investigação na Universidade de Princeton.**

Nash foi um dos meus amores “à primeira vista”. Ao conhecer sua cinebiografia, retomei meu interesse pela Matemática e pela Economia, estudei a “Teoria dos jogos” e até reli trechos de Adam Smith, cuja teoria Nash “revisa” com suas descobertas sobre os “equilíbrios não cooperativos” e a formulação do “Equilíbrio de Nash”. Em uma das cenas do filme, essa descoberta é apresentada de forma didática pelo protagonista, quando ele e seus amigos da Universidade de Princeton competem por cinco garotas.

A John Nash e Grigori Perelman** dedico meu artigo “Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados” (Revista Brasileira de Educação, 2010). Foi nesse artigo que apresentei, pela primeira vez, a proposta de criação da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização...

Ao meu amigo-"mente brilhante" dedico esta publicação, com agradecimento por seus textos geniais!

MARIA MORTATTI - 28.06.2020

------------------------
* O filme é dirigido por Ron Howard, com roteiro adaptado por Akira Goldsman, do livro homônimo, de Sylvia Nasar. O filme foi premiado com quatro “Oscars”.
** O russo Grigori Y. Perelman (13.06.1966) apresentou - e foi depois confirmada - uma demonstração da conjectura da Geometrização de Thurston, que tem como um caso particular a Conjectura de Poincaré, um dos sete maiores problemas da Matemática.